terça-feira, 22 de setembro de 2009

ISTO SÃO OUTROS QUINHENTOS...

MUDANDO DE PATO PRA GANSO

Vamos mesclar um pouco a personalidade sizuda deste blog, colocando de quando em vez outros tipos de matérias.

Em terras mineiras, usamos muito a expressão ISTO SÃO OUTROS QUINHENTOS...empregada numa conversa quando um dos parlamentares foge ou muda de assunto.
Conta-se que antigamente um matuto no interiorzão de Minas Gerais, possuia um sitio pequeno e pobre. Ele matutava como poderia conseguir um dinheiro para plantar um roçado melhor, ter umas duas vaquinhas de leite, alguns porquinhos para engordar e tambem umas galinhas poedeiras, com isso ele teria uma rendinha melhor. vez que precisava dar uma reforma na casinha, trocar os moveis e pensava ainda em se casar.
Para tanto, precisava de uns 500 mil reis (moeda da época) e começou a bolar um plano para conseguir essa bolada.
Depois de muito pensar, foi até a cidade e proclrou o delegado, dizendo que iria viajar por uns 30 dias e se o mesmo poderia guardar para ele 500 mil reis, uma vez que na cidadezinha não tinha banco; o delegado ponderou-lhe que não tinha cofre e que o unico na cidade que tinha era o Padre. Ele agradeceu a sugestão e disse que lá iria...
Em seguida, procurou o Prefeito, o Juiz de Paz, o maior comerciante da cidadezinha, o açougueiro, etc. e todos disseram que o delegado estava certo e que o Padre era pessoa certa e altamente confiável.
O matuto então não procurou o Padre e volta para o seu sitiozinho e fica lá escondido por um mêz, não aparecendo para ninguem.
Após esse tempo, arruma-se, vai à cidade e procura o Padre.
- Vim buscar seu vigário os 500 mil reis que pedi para o senhor guardar para mim !
O Padre retruca:
- Que 500 mil reis é esse, voce não me deixou nada!...
O maturo afirmava e o Padre negava, então o primeiro vai à delegacia e conta ao delegado que o padre "não quer" devolver o dinheiro a ele; o delegado chama o Padre na delegacia ... o matuto afirmando e o Padre negando...
O roceiro então pede ao delegado para chamar aquelas pessoas com quem ele conversou antes de "viajar", e todos confirmaram que o matuto iria procurar o padre para guardar o dinheiro.
Continuava o Padre negando e o maturo afirmando...e foi juntando gente dentro e fora da delegacia.
Chega um grande fazendeiro da região, muito rico, inteira-se da estória e fica com muita pena do padre, vira-se para o matuto e o delegado e diz:- Ele não deixou o dinheiro com o Padre não, deixou foi comigo e quero paga-lo agora!!!
O matuto responde ao fazendeiro:- ISTO SÃO OUTROS QUINHENTOS, daqui a pouco o Sr. me paga, antes quero receber do Padre!!!....

DEGAS_DC em 22.09.09 (Inicio da Primavera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário