quinta-feira, 3 de setembro de 2009

GRAÇAS A DEUS





Há anos corria pelo Brasil, uma piada sobre portugueses:

Existia no País, uma companhia aérea denominada “PANAIR DO BRASIL e havia um avião do modelo CONVAIR.
O português compra uma passagem nessa companhia e quando vai embarcar, assoma-lhe uma suspeita e não embarca. Espera, olha e em um outro horário embarca e sua viagem até o destino corre bem e sem embaraços .Mas o avião que ele não embarcou, cai e mata a todos os passageiros e tripulantes.

Um repórter pergunta:-Sr. Manoel, o senhor é vidente ou coisa que valha ? Como previu o desastre? Ele responde:- Foi fácil, num estava escrito “Panãoir” (Panair); no outro “Convem ir”(Convair)!...

Seriamente falando, quantos casos semelhantes e análogos já aconteceram com qualquer um de nós, durante a vida?

Portanto, GRAÇAS A DEUS!


-------------------------------------------------



Muita vez, o ser humano se queixa por exemplo, de estar morando em uma cidade onde não se sente bem e as vezes até, seus negócios não andam bem e sua vida entediante. Pensa e alega que se estivesse morando em outra cidade ou região as coisas poderiam estar melhores.
Quem sabe se isso acontecesse, os negócios melhorariam e a vida seria mais alegre?
Mas quem sabe também, se ele tivesse um vizinho indesejado, uma vida mais turbulenta ou alguma violação em seu “modus vivendi” ?
Dê Graças a Deus, por estar na sua cidade, no seu trabalho e convivendo com as pessoas tranqüilamente. Hora de mudar, de transformar, ele será intimamente avisado e as coisas modificarão automaticamente.
Até que não apareça esse clarão, você está no lugar certo, na hora certa, convivendo com as pessoas certas (ou erradas), para o seu adiantamento moral e intimo; em qualquer época ou estágio da vida – Aprende-se sempre!


------------------------------------------------------
Contei a piadinha do português, para uma analogia de um acontecimento real, sucedido no aeroclube de Maringá-Pr., fato que ocorreu com um meu primo que é fazendeiro e reside lá. Milton Linhares Monteiro, que tem uma fazenda nos arredorres da cidade e outra na fronteira do Paraguai com o Brasil. Semanalmente, ele fretava um pequeno avião por um ou dois dias, indo administrar sua propriedade. Num belo dia, só havia um avião disponível, que ele reservara, quando chegou um amigo, fazendeiro que tinha propriedade vizinha à sua no Paraguai e tinha urgência- urgentíssima de lá chegar pois havia um problema; solicitou ao primo Milton, que cedesse aquele avião para ele e, com relutância conseguiu o que queria. Na ida o tempo piorou muito e apesar do piloto ser experiente e o avião estar dentro das normas técnicas, o aparelho caiu, matando a ambos. Milton ficou aborrecido por ter perdido a viagem e atrasado seus negocios... havia chegada a hora de seu amigo e do piloto. Portanto, GRAÇAS A DEUS.


-----------------------------------------------------




Vi e ouvi, pela televisão um médico afirmando, que pessoas com o QI (Coeficiente de Inteligência) mais elevado, o cérebro automático e inconscientemente, mascára uma doença ou aborrecimento, como se nada estivesse acontecendo.A mente é um dos órgãos mais perfeitos, que é comandado pelo espírito ou alma.
Vemos pelo mundão afora, pessoas com doenças pesadas, crônicas, aleijões contundentes; arrastando-se com dificuldades imensas e o pior, dependentes da ajuda alheia – rindo, alegres e sobejas .Outras, com pequenos incômodos ou simplesmente um resfriado ou ainda coexistindo com problemas conjugais e domésticos de pequena monta, fazem deles agravantes pertubadores.

Ao comando do espírito, o cérebro se expande, seja o individuo culto ou não.Experiência ou problemas diuturnos, a mente vai ficando refratária e jogando no sub ou no inconsciente, fatos irrelevantes, que o preguiçoso-pensador deixa que eles se agigantem. A cultura é a sabedoria lapidada, o experiente é um sábio.
Se cair 10 vezes, levanta 11 e a sabedoria se solidifica, ensinando a não mais cair no mesmo erro. O que o medico chamou de mascarar está correto, mas eu diria:- Alma Fortalecida – Mente Pensante – Bom ânimo. Só os grandes problemas podem perturbar uma mente sábia e por sê-la, ela os resolverá.
Bom animo e GRAÇAS A DEUS



----------------------------------------------





Conheço fatos e comigo já aconteceu, de ter o crédito negado por alguém. È realmente desagradabilíssimo, mormente quando se tem um projeto, um negocio aparentemente promissor .Seus sonhos desvanecem-se, seu animo cai. Um conhecido meu, bolou um negocio atraente e inédito e mergulhou de corpo e alma no mesmo; pensou, pensou, projetou, sonhou e sonhou. Ele possuía parte do capital para o investimento e para a outra procurou um banco que, depois de dias de estudo, acabou denegando o pretendido empréstimo.

Meu amigo caiu em desânimo, culpando o banco e a sua falta de sorte de não poder começar o empreendimento. Semelhante negócio em outra região, começou a funcionar e apesar de todos os cuidados tomados, fracassou, levando o proprietário à bancarrota, ficando devendo muito dinheiro a terceiros.
Não maldiga aquilo que não lhe veio às mãos, talvez tenha sido para o seu bem.
DEUS AJUDOU !

--------------------------------------------------------

Pode ser o “Versa-Vice”



Uma jovem amiga me contou, que um tio seu, era feliz no casamento. Ele era trabalhador, bem empregado numa empresa exitosa, ganhava um bom salário, pôde construir uma bela casa, tinha uma poupança que engordava mês a mês e podia trocar seu veiculo todo ano.
Vivia com sua esposa e filhos bem e amorosamente, um casamento quase perfeito; sua dedicação à família e principalmente à esposa era inquestionável. Passados alguns anos, ela foi perdendo o interesse como consorte; ele se desdobrando em atenções, carinhos para suprir aquele fato, que supunha ser passageiro.
A cada tempo, o desinteresse dela era maior e progressivo, entristecendo-o, vez que ele não sabia o por quê ? As atenções da parte dela diminuindo e ele fazendo de tudo carinhosamente para normalizar a situação.
Até que um dia, numa discussão simples e sem importância, ela o pôs para fora de casa, inclusive mandando-o procurar “outra”. Não tendo saída, vez que esperou dias para que ela se acalmasse, ele foi morar com os pais e deixou para ela todos os bens do casal. Após o desenlace, o sofrimento dele foi doído e clamoroso e tinha razão, pois não sabia a causa, queixava a amigos o seu padecimento.
Mas, como o tempo é o senhor da razão, a ferida principiou a cicatrizar e hoje ele tem relativa calma e felicidade, pois conseguiu reconstruir sua vida material e amorosa. Se o mesmo lhe acontecer, ore e peça ajuda e ela virá; afinal ela não o merecia. Antes ele era um consorte, hoje um Com Sorte!



---------------------------------------------------------



Sei, de uma jovem bonita, culta, membro de uma família igualmente bela e simpática.Tem esta jovem, todas as singularidades de uma pessoa honesta e boa; só que possui uma forte personalidade egocentrista, tudo tem que passar pelo seu crivo e a coisa não saindo ao seu agrado ou conveniência, fica aborrecida com seus pares.
Com este modo de agir, “conquistou” o respeito e o medo dos familiares – impôs-se silenciosamente. È uma difícil convivência, pois a parentada, fica temerosa em desagrada-la. De um lado é muito bom, pois você começa a aprender numa relação difícil e passa a ceder; de outro fica uma vida aborrecida e vive-se pisando em ovos.
Estas pessoas são difíceis de se lidar, principalmente quando têm o dissuasório poder monetário dentro da família e faz frente a maior parte do orçamento doméstico. Daí, só a autoridade moral, o argumento certo e forte, delicado e firme, além de constante, demoverá este irmão recalcitrante.
A Providencia Divina é realmente sábia, pois os dois lados aprendem e a vida não é um aprendizado constante ?


-------------------------------------------------




No seu ambiente de trabalho, na sua rua, no seu bairro; você já deparou com aquela pessoa esquisita, arredia?, que não cumprimenta a ninguém, foge e sempre se mantem à distância ? Trabalhei em uma indústria, onde fiz de todos meus amigos; menos um. Por mais que eu intentasse uma aproximação, esta pessoa se encolhia e dissimulava. Passou-se tempo e acabei deixando-a de lado, pois tentei muitas vezes a tal aproximação, pois não havia meios suazórios de convencimento. Foi então, gerando uma antipatia de mim para ela e nossas mutuas atitudes passaram a agravarem-se, até às raias da raiva.
Um dia, vi esta pessoa aguardando um ônibus e estava chovendo; como passei de carro, parei e ofereci uma carona. Com alguma relutância ele aceitou e levei-o até sua casa; no trajeto provoquei alguns assuntos e aproveitei a “deixa” para elogiar o seu trabalho na empresa. Pronto ! Foi o toque sutil, que fé-la abrir o ego e a dissipar sua timidez. Chegando em sua residência, fez-me entrar, oferecendo-me um cafezinho e o papo rolou por mais de uma hora, junto também dos seus.

Daí pra cá, conquistei um dos maiores amigos .

Era timidez pura – GRAÇAS A DEUS .



--------------------------------------------------------




Numa indústria têxtil, na cidade de Cataguases-MG., trabalhavam inúmeros funcionários e dentre eles, uma senhora casada mãe de vários filhos, ela era tecelã. O dono desta indústria, tinha seu escritório central no Rio de Janeiro e todo final de semana vinha inspecionar a fábrica.
Numa dessas vindas, passando pelo corredor central da industria, essa senhora, de repente arremessou contra o patrão, pelas costas, um objeto de madeira, chegando a feri-lo levemente. De imediato, os chefes de secções acorreram contra ela , dominando-a e já dando ordens de demissão e até anunciando medidas coatoras policiais.
Refeito o susto, o industrial fez conduzir essa senhora ao seu gabinete, acalmando-a, perguntou:- Porque fez isto comigo, tento ser um bom patrão, pago a todos bem; por quê ? Ela desatou a chorar e contou que seu marido estava desempregado, bebendo muito, que estava tratando a todos muito mal e ainda uma sua filha havia se engravidado de um irresponsável.
Ele abraçou-a, mandou que ela naquele dia fosse descansar, que seu emprego estava mantido, prometendo ainda arranjar trabalho para seu marido. O choro de satisfação e arrependimento, jorrou copioso naquelas faces sofridas e prematuramente envelhecidas pelos problemas.
Que bom é o altruísmo e compreênsão !

GRAÇAS A DEUS.



-----------------------------------------------------------




Uma colega advogada, me passou a seguinte fábula:-

Havia um reino, onde o castelo ficava próximo a uma floresta e duas coisas que o rei mais gostava, era o passeio matinal a cavalo, acompanhado de seu ordenança; o outro hobbie era trabalhar como marceneiro, fazendo objetos ornamentais.
No interior desta floresta, existia uma tribo de índios, considerada feroz. Num dos passeios a cavalo, o rei estava distanciado de seu súdito, quando o outro, foi apanhado pelos silvícolas e levado a preso para o cacique da tribo. A intenção dos selvagens era oferece este homem em sacrifício aos seus deuses.
Apresentaram-no então ao chefe da tribo, que acabou descobrindo que este não era o rei e sim o seu ordenança e não seria importante oferecer em sacrifício aos deuses, um subalterno. Soltaram-no, então. Este súdito, tinha o hábito de dizer em qualquer fato ou situação, o seguinte:- TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM !
Voltou ao castelo e contou ao rei o ocorrido.
Numa tarde, o rei fazendo suas peças na marcenaria, em um momento de descuido, uma ferramenta decepou-lhe o dedo mínimo. Ao saber do acidente, o ordenança disse ao rei:- Tudo o que Deus faz é bom ! O rei indignou-se e mandou prende-lo pela sua falta de sensibilidade e respeito.

Este rei continuou a passear a cavalo pela floresta, todas as manhas, costumeiramente, sozinho, num desses passeios eqüestes; foi apanhado pela tribo e levado ao cacique, que ordenaria o sacrifício do monarca em favor dos deuses. Ao examiná-lo, o tribal notou a falta do dedo mínimo e disse aos seus comandados, que não poderia oferece-lo aos deuses um homem incompleto, colocando-o em liberdade.
De volta ao palácio o rei, manda soltar o seu ordenânça e conta-lhe o ocorrido e este repete:- TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM !



-----------------------------------------------------------------




Quando nos acontece coisas contrárias , ficamos aborrecidos e impacientes; isso é normal no ser humano que ainda não cultivou o dom da paciência que Jesus teve e ensinou, trata-se de aflição em conseguir uma determinada coisa ou cumprir uma tarefa ou obrigação.
Um amigo ia fazer uma viagem e além de fazer uma boa revisão no seu veiculo, trocou todos os pneus por novos. Iniciando o trajeto, já na estrada, um pneu fura; para, troca-o e com isto retardou sua viagem em 20 minutos. Mais adiante, outro esvazia por um defeito de fabricação na válvula e ele torna a perder mais tempo.
Pensou:- Hoje estou azarado e não vai dar tempo de resolver o que preciso!
Ocorre que, este tempo perdido, foi a benção recebida que evitou acidentar-se adiante numa batida em seqüência que houve na estrada, envolvendo vários veículos, dentro daqueles 40 minutos perdidos (o tempo que da troca dos dois pneus); naquele momento, ele estaria passando pelo local.
Não maldiga, Bendiga !



-----------------------------------------------------------




Meu saudoso pai sempre me ensinava:- Persiga o seu objetivo !
Desde que o seu fito seja honesto, límpido e correto – Siga !
Ninguem, chega ao fim do objetivo ou jornada, sem arranhões ou contrariedades; a estrada é sempre sinuosa, há buracos, empecilhos e existem surpresas, nem sempre agradáveis, necessário sempre frear, acelerar, comedir, avançar e geralmente o militar recurso, do “recuo tático”.
Isto ocorre na vida profissional, nas relações pessoais e principalmente no amor. Existe hora para tudo e como diz uma linda canção:- Quem sabe faz a hora – mas quem é que sabe mesmo ?. Mas siga, mesmo que o fim esteja bem distante...
--------------------------------------------------------------



Já ouvimos falar e comentar, que “fulano”, é uma dama no trato com as pessoas, socialmente agradável, polido e atencioso.
Mas em casa é o chamado “tirano doméstico”. Aquele que impõe sua vontade, seus caprichos, gosta de tudo do seu jeito; as coisas a tempo e a hora, prontas e em suas mãos, não ajuda em nada no trabalho doméstico, não lava nem o copo que usa, não enxuga o banheiro usado por ele e assim por diante...
Critica tudo, ameaça, fala, grita e zanga; na rua não, é educado; em casa, pensa: Aqui sou respeitado, mas esquece-se, “mas sou odiado”.
E aquele que, no trabalho é chefe de algum setor, ou mesmo é o patrão; cobra as mínimas coisas, não tolera qualquer falta, suspende, ameaça de demissão, exige, cobra em altos brados; não chama seu subordinado separadamente e conversa, enfim, gosta de mostrar que manda!... despede injustamente um chefe de família e só respeita quem está hierarquicamente sobre ele.
Escreveu um poeta de nome RUSKIN:-

AQUELE QUE TEM A ÂNSIA DE MANDAR NÃO MANDA BEM.


-------------------------------------------------------------------






O ser humano esquece sempre de agradecer. A maioria da população tem o corpo perfeito, as funções normais, etc.
Alguns podem ter anomalias tipo, visão enfraquecida, distúrbios gástricos , outros sofrem com dores de cabeça persistentes; o que não impede uma vida normal. E o paralítico, o cego e o irmão que perdeu membros e aquele com doenças crônicas ou prolongadas ?
Tenho um amigo de cor negra, que é cego desde que nasceu, vive na Associação dos Cegos, é conhecido ali na redondeza e tem o hábito de, vez em quando tomar uma cerveja num bar próximo; creiam é o mais alegre da roda . A turma com ele brinca:- Mário, quer ler o jornal ?... Corra Mário, que está passando uma popuzuda !, Mário quer que acenda a luz ? e ele leva tudo na boa. E quantos outros com anomalias diversas vivem com a alegria do espírito. Quem sabe, somos nós os verdadeiros enfêrmos ?
Se você tem uma boa digestão , intestino normal, poucas coisas que come lhe fazem mal – Já lembrou de agradecer pela saúde e o corpo perfeito ? Já pensou se uma destas funções se anormaliza ? A primeira coisa que faz é orar e pedir o seu restabelecimento. Quem sabe se houvesse agradecido antes não aconteceria ?
Se você tiver um corpo imperfeito, agradeça por não ser pior. Se lhe acontece um problema agradeça, pois poderia ser mais grave. Olhe para traz e veja os problemas alheios, pergunte-se si agüentaria com tranqüilidade ...sempre existem coisas bem piores !

AGRADEÇA SEMPRE ! Principalmente se estiver tudo bem.


-------------------------------------------------------------------




É comum ouvir queixas de algumas pessoas que tudo lhes acontece. Que seus problemas são maiores e que a vida lhes é mais dura do que para com os outros.
Realmente, nota-se isso. O individuo chega a ser comparado como uma “ilha”, só que cercado de problemas por todos os lados e não de água. Isso acontece com quem vos escreve. No geral, somos nós os maiores culpados, pois na imprevidência, no ato impensado, indolência, omissão ou precipitação; agimos mal e o retorno vem e como vem !
A vida é como uma bola de borracha, joga-se a mesma na parede e ela retorna a nós.
Muitas vezes, você pensa ou diz:- Nada fiz ! Muito me precavi ! Por que isto? Fez sim ! Às vezes não se lembra ou foi ato anterior, pois cientista famoso já dizia:- Não há ação sem reação.
Quando tudo isto acontece, a saída é a prece, o conserto no modo de agir, coragem e muita fé. Já vimos escrito por aí:- Feliz é o homem a quem Deus corrige !
“Muitos fazem e desfazem “ – Ai deles.

SOFRA E AGRADEÇA.


-------------------------------------------------------------



Bem meus amigos, são milhões de casos e acontecimentos, o burilamento de nosso espírito é diário, o mundo é a melhor escola que existe...vamos passar de ano sempre ?, repetir não dá! Abraços do


Degas_dc Setembro de 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário