segunda-feira, 21 de setembro de 2009

HABEAS TOTVS




Segundo um grande poeta, a Língua Portuguesa é a ultima filha do Latim, idioma puro falado e nascido no norte da Itália.
Quem nunca ouviu a expressão “Habeas Corpus” que significa “tenha o seu corpo livre” ou “Habeas Data” que traduzida, diz “tenha sua informação”; de forma que “Habeas” é sinônimo em português de “livre, livrar, tenha livre”.
Feliz daquele que pôde aprofundar-se no Latim e entenderá mais perfeitamente o português, francês, espanhol, enfim as línguas latinas, lembrando que o próprio inglês, detém 33% de expressões latinas.
Trataremos aqui do “HABEAS TOTUS”, queremos dizer, Tudo Livre, Livrar a Todos, já que Totus ou Totvs (escrito no latim antigo onde o v faz o papel do u); veremos se seremos claros ou compreensivos no que propomos.
Deus nos deu a Sábia Faculdade e por causa dela somos nós os próprios juizes de nossas vidas e ao mesmo tempo, os acusadores e defensores dela, que é o LIVRE ARBÍTRIO.
Por ele, podemos fazer o que quisermos, o certo, o errado, mas também, ganharemos os prêmios ou os castigos pelo bom ou mau uso que dele fizermos.
Se pecamos, ofendemos ou prejudicamos a um irmão, o castigo virá por condenações materiais ou morais; se, ajudamos e fazemos o bem, teremos no mínimo as Bênçãos do Alto.
No Livre Arbítrio, nossa vida será calma e progressista se no presente agimos bem e teremos boas dádivas no futuro, se pelo contrario, poderemos estar construindo um inferninho particular. Muitos de nós, não pensamos ou demoramos a descobrir que ele existe e quando damos conta, ah!... muito tempo já se passou e talvez para consertar o errado, levamos o resto de nossas vidas, isso, quando nos damos conta, pois muitos morrem e nem sabem que ele existiu. É realmente o farol, o lume de nossas vidas, essa Sabedoria Divina da instituição do Livre Arbítrio.

Se pudéssemos nos livrar de todos os defeitos (Habeas Totus), seríamos perfeitos, o que é impossível na Escola da Vida que é a Terra, de acordo com a sábia Doutrina Espírita, ela é uma das etapas da evolução espiritual, como numa escola de aprendizagem terrena, os chamados, primeiro, segundo, terceiro e quarto ano escolares e sinceramente a Terra ainda é uma escola primária, para vermos que estamos mesmo no inicio de nosso aprendizado espiritual.
Como o aluno primário, se despoja da total ignorância das letras e ano a ano vai se esclarecendo, (se não, é obrigado a repetir o ano se não foi diligente) o homem também à medida do envelhecimento, vai aprendendo e se diligente for, aprenderá que agindo assim ou assado, como dizem, colocará o bem de um lado e o mal de outro e este não será mais usado por ele, caso contrário será punido pela sociedade ou pela vida.
Que bom, se pudéssemos, nesta jornada terrena, despojássemos de certas coisas como:
- o Orgulho, a Impaciência, a Cupidez, a Maledicência, a Belicosidade e muitas outras imperfeições primárias; matássemos aquele Homem Velho dentro de nós e renasceria aquele Homem Novo, dotado de:
- Paciência, Caridade, Amor ao Próximo, Mansidão, Benevolência, Indulgência e tantos outros predicados que Jesus ensinou e que não seguimos.
Se lutássemos para conseguir uma pequena parte disso, seríamos calmos, felizes e conseguiríamos o HABEAS TOTUS tão desejado e que vemos já neste século XXI, muitas pessoas e grupos enganjados no caminho da perfeição.

Este assunto é tão profundo tendo eu pouco engenho, arte e conhecimento para expandi-lo, que deixo ao meu amigo leitor para complementar, criticar, reparar e principalmente numa auto-análise fazer sua introspecção.


Em 21-09-09 (Dia da Árvore)

Degas_DC

3 comentários:

  1. prezado Plininho,
    acabo de sabe do seu blog através d'O PORTUENSE do Gute do Pachoal. Dei uma lida rápida. Quando conseguir, vou manter leitura constante. Fiquei impressionado. Bem impressionado. Parabens!
    Sou filho do seu João da Estação - que v. deve lembrar. Meu pai sempre dizia que o seu Plinio LInhares foi o melhor prefeito da cidade, porque quebrou uma panelinha-mandante que só atrasava o municipio.
    forte abraçao, Ezequiel

    ResponderExcluir
  2. Oi Ezequiel, lembro-me muito de voce e de todos os seus irmãos, sua mãe e principalmente do Sr. João a quem sempre admirei. Existe um comentario que ele me fez em certa epoca que até hoje eu rio, só não posso comentar aqui, quando eu tiver a honra de encontrar-lhe falarei. Que todos os seus estejam bem e obrigado pelo seu gentil comentario. Muita Paz!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Plininho.
    Moro em Sao Paulo. Quase nunca vou até a terra. Mas quando for a Juiz de Fora vou te procurar para falarmos dos velhos tempos portuenses.
    forte abç, Ezequiel

    ResponderExcluir