quinta-feira, 27 de agosto de 2009

POSTA RESTANTE









Posta Restante

É a correspondência enviada para uma agencia de correios e lá permanece até que seja reclamada por seu destinatário. Também é o nome do lugar onde as cartas ficam guardadas.



Segundo o nosso culto e nobre lingüista AURÉLIO, Posta Restante significa a descrição acima, hoje quase não é mais utilizada, mas ainda existe, e como a mente é um poderoso dínamo de idéias, poderemos comparar com a vida de cada um de nós.

Deus, nos dá as oportunidades na vida. Cabe-nos aproveitá-las nos momentos em que elas aparecem e muitos de nós não percebemos a chegada. E o pior é o medo que nos apossa em enfrentar uma jornada nova e talvez trabalhosa, mas sobre isso que é o tema ou comparação principal, falaremos adiante; Antes porem, quem já teve a oportunidade de visitar a interna de uma Agência Postal, vai ver em todas elas, um grande escaninho, onde os abnegados carteiros fazem a separação e distribuição da correspondência a seus destinos.

Exemplificando, colocam-na por Estados e até Países e por cidades que serão via malotes enviadas por ônibus, transportadoras e até pelas empresas aéreas aos seus destinos, na maior rapidez possível para que o destinatário receba sua noticia, informe, enfim sua correspondência – faço aqui uma homenagem aos Correios que, com algumas e pequenas falhas, ainda é um serviço confiável !

Alem dos transportes usados para que a carta ou encomenda chegue ao seu destino que goza de prioridade nessa logística, os Srs. Carteiros se desdobram na entrega e até decifram endereços mal postados ou sobrescritos agarrancheados ainda sofrendo as intempéries e o ataque dos cãezinhos de guarda residenciais, quando não são abelhas ou outros ferozes animais da natureza.

Na nossa vida, de quando em quando, por merecimento ou missão, Deus coloca em nossa mente a intuição de um novo projeto pessoal ou coletivo para que possamos ajudar-nos, à nossa família, amigos ou a uma entidade, até mesmo, a condução de uma cidade, estado ou de um país. Quando ainda dá a possibilidade de o cidadão vier a ser um Juiz, Promotor, Delegado de Policia, Policial, um cargo de chefia e até um emprego onde ele lida com o público...vejam, a função de um Reitor Universitário, que a precípua tarefa é orientar a mocidade, os jovens, não só na educação profissional, mas na formação do caráter perante à sociedade e a seu próximo. O pior, que muitos se esquecem dessa divina tarefa de fazer adiantar e esclarecer ao irmão ainda em estado de atraso espiritual. Vejam por exemplo, um mal advogado, médico ou funcionário publico, preocupado apenas com seu êxito financeiro ?, ( cito advogado pois sou um deles). Que estrago faz um líder, profissional, funcionário publico ou particular quando seu caráter é duvidoso ou mau, talvez seja comparado a uma bomba de alta potencia destrutiva, no centro de uma cidade populosa. Mas para muitos, o juízo ainda não chegou.


Voltando ao escaninho dos correios. Deus coloca em nossa cabeça sob a forma de intuição, aqueles projetos para o nosso bem estar, mas vem outros espíritos menos esclarecidos, usa o seu livre-arbítrio colocando no seu escaninho um caminho fácil, alegre mas que seguindo-o seu futuro será desastroso.

Quando você recebe uma carta de um amigo, namorada ou de um desconhecido, praticamente não avalia realmente o conteúdo. Apenas julga o que seja. Se a namorada resolveu por termo na relação; Se o seu amigo lhe manda uma má noticia, ou ainda o desconhecido seja lá quem for, também lhe faz uma surpresa, boa ou má . O que resta então é avaliar a noticia e agir conforme o bom senso e decidindo que, aquilo que não me faz bem, não farei para que o outro sofra.

Quando a pessoa que não recebe uma noticia de um parente ou amigo há muito tempo, pois não tem um endereço certo ou de difícil acesso para o carteiro, como nas propriedades rurais, vai-se então à divisão das Postas Restantes no Correio e pergunta após a identificação, se há alguma coisa para ele. Não tendo idéia da noticia que está dentro daquele tão esperado envelope. O mesmo se dá quando nos vem a oportunidade, perguntamos a nós mesmos :- Será que é boa ou ruim ? Devo intentar a empreitada ? Muitos tentam, lutam e são exitosos. Outros tentam, perdem e se levantam novamente. Aqueles outros tentam, caem e ficam na fossa perdendo a razão de viver.


Na nossa Posta Restante, acontece o mesmo, de quando em vez, Deus intui, faça isso, faça aquilo ou também não o faça. Mas ajuda na jornada que estas experimentando. Ainda quantas boas noticias estão na nossa Posta Restante e não a aproveitamos. E ainda, quantas, pela Bondade Divina deixamos lá sem procurá-las, pois seria desastroso em nossa vida ou não.

Na minha vivencia, (pois fui promovido a idoso no ano passado), observo duas coisas boas e altamente perigosas em nossa jornada terrena:- O Livre Arbítrio e o Dinheiro. O primeiro, nascemos com ele, que poderá nos ajudar se bem escolhido ou devastar-nos se intentamos o mau caminho. E o Dinheiro ? Difícil de ganhar, perdemos mais de oitenta por cento em nossas vidas correndo para obtê-lo, aí vem o Livre Arbítrio de novo. Bem usado o vil metal – muito bom . Mau usado, prejudica ao próximo, faz a infelicidade de muitas pessoas e dá cadeia em certos casos. Estou no Brasil ??? Felizmente, pois adoro este País e ele ainda chega lá .



DEGAS d.c. em 11-Agosto-2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário